sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Limpeza do Mercado Ver o Peso

A LIMPEZA DO MERCADO VER O PESO

A maior feira livre da América Latina completa 385 anos, mas o que mudou em relação à limpeza e saneamento do mercado?
O assunto está sempre em pauta e todos que conhecem o mercado do Ver o peso ou que já o frequentaram um dia, destacam entre os vários assuntos relacionados ao local, sobre a questão da limpeza e saneamento, itens importantes e que estão sempre entre os principais assuntos discutidos pelos trabalhados da feira e do mercado como um todo.
No último sábado, a Prefeitura de Belém promoveu uma grande festa para comemoração do aniversário da feira, a festa que já é tradição reuniu milhares de pessoas no local. Mas em meio a tanta euforia e alegria a sujeira se faz presente e pode ou não atrapalhar a rotina do mercado, seja em dia de comemoração ou em um dia normal.
vista dos restaurantes e bares do ver o peso
 O Gari, Paulo Cesar, 35, que trabalha há nove meses na equipe de profissionais de limpeza da SESAN, Secretaria Municipal de Saneamento de Belém, falou um pouco sobre a rotina realizada pelos funcionários responsáveis por manter o mercado limpo e com as devidas condições de higiene.
Paulo Cesar, trabalha como gari há nove meses no ver o peso
“Nos reversamos em três grandes equipes, que começam os trabalho logo cedo, às 07:h da manhã, em seguida vem a segunda equipe que começa às 15:h e a última, que inicia às 23:h e vai até às 07:h da manhã seguinte”. 



O trabalho realizado pelos garis é árduo e requer muito empenho, tendo em vista que uma das maiores reclamações destes trabalhadores é em torno da falta de consciência dos frequentadores do mercado, que em sua grande maioria não utilizam as lixeiras para jogar seu lixo. “Algumas pessoas ainda não tem a consciência sobre limpeza, e da sua importância, não só para o ver o peso, mas também para toda a cidade”. Destaca Paulo.





























Ainda segundo informações de trabalhadores do mercado ver o peso, várias campanhas de conscientização sobre limpeza e saneamento, já foram realizadas no local, mas no momento não há nenhum em vigor. Durante ano o ver o peso, foi visto de forma negativa no que diz respeito a limpeza, mas graças a campanhas realizadas ao longo dos anos e principalmente pela consciência sobre limpeza adquirida pelas pessoas, esta realidade está mudando e atualmente o local já não sofre tanto com a sujeira e todas as consequências trazidas por ela.

Após muitas campanhas de conscientização, é possível ter uma vista de um mercado limpo e devidamente organizado, como é o desejo de todos que trabalham, frequentam e visitam a maior feira livre da América Latina, o Ver o Peso.

Alunos - Rosana Magno e Dony Santiago 
Fotos: Rosana Magno
Reportagem : Rosana Magno e Dony Santiago
Edição de reportagem : Rosana Magno












  

Nenhum comentário:

Postar um comentário