quarta-feira, 9 de abril de 2014

O estilo de vida dos feirantes do Ver-o-Peso 

Foto: Luiz Carlos                (Vista das Barracas Padronizadas)

Inaugurado em 27 de março de 1627 considerado  o maior mercado a céu aberto da América  latina, o “Ver-o-peso” completa este ano , 385 anos de existência. Quando falamos  do “maior mercado a céu aberto” não podemos deixar de lembrar dos feirantes que desde as  primeiras horas do dia, e vindo de diversos lugares de Belém, das regiões metropolitanas e até dos interiores do Estado, começam sua jornada de trabalho bem cedo. Segundo o feirante Srº Eduardo Castro de Almeida que já esta no ramo a mais de 20 anos afirma:  “As 03 hs da manhã acordo, bem cedo, e me levanto para organizar minhas mercadorias e vou a luta, confiante de que vou vender bem”.  E acrescenta “Aqui temos pessoas que vem de diverças localidades das regiões vizinhas de Belém, para comprar nossas mercadorias outras vem  é para trabalhar e  aumentar a renda de suas famílias”. Já o vendedor de polpas de frutas Nilson Cunha de Assis , de 53 anos, afirmou. "Estou aqui há 33 anos e vejo o Ver-o-Peso como minha própria casa, ou seja, passo meus dias quase inteiros aqui, conheço pessoas e gosto muito do lugar, que é lindo", declarou.

 Foto: Luiz Carlos                      Srº Eduardo Castro (Feirante)


 Durante a entrevista pude perceber que os negócios de família são a base da feira, e em qualquer dos setores do mercado é possível encontrar membros de uma mesma família executando suas funções em conjunto. 
O complexo do Ver-o-Peso atualmente compreende uma área de 26.500 m2 e é compreendido por diversos setores como Mercado de Peixes, Mercado de Carne, Feira Livre, frutas  e legumes, área dedicada às extratos e  chás, área para farinhas, grãos e temperos e ainda área de alimentos preparados. 
Sóno setor de setor de feiras estão montadas cerca de 1000 barracas estando atualmente todas elas padronizadas. 
foto:Luiz Carlos                                  comércio no Ver-o-Peso  

Foto: Luiz Carlos                                      barraca de confecções 




Fotografo: Luiz Carlos Almeida
Reportagem: Luiz Claudio Oliveira
Produção: Luiz Carlos Almeida / Luiz Claudio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário